segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O poder do vinagre na limpeza doméstica

Há muito se fala sobre as multifunções do vinagre. Não é pra menos, o vinagre é multiuso mesmo! Dissolve gordura, tira sujeira, elimina o mofo e absorve mal cheiro. Nesse tempo que se é importante ser ecologicamente correto, o vinagre é barato e não agride o meio-ambinte. Veja algumas maneiras de usar este produto



Pra retirar o cheiro de urina e fezes deixado pelos animais de estimação:
Aplique no local uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre e deixe secar naturalmente.



Para limpar paredes:
Eu e meu marido somos papais de uma garotinha cheia de energia que até aprender que lugar de desenhar é no papel, rabiscou as paredes algumas vezes. Pra tirar as marcas, é só fazermos uma mistura de partes iguais de vinagre e água morna, aplicarmos sobre elas e esfregar com um tecido macio até que sejam removidas.



Para limpar vidros e espelhos:
Faça uma solução de três colheres de sopa de vinagre em 10 litros de água quente e esfregue.



Pra limpar o vaso sanitário:
Deixe o vinagre agir por 30 minutos, e depois esfregue com escova apropriada e bicabornato de sódio.



Pra remover mofo dos azulejos:
Use uma escova de dentes velha pra esfregar vinagre branco puro nos locais mofados. Deixe agir por 2 horas antes de lavar com água e sabão.

Pra remover gordura (do fogão ou panelas):
Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza com água e sabão.



Para limpar a máquina de lavar:
Dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre.



Para ter copos brilhantes:
Deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.




Pra tirar odor de mofo do armário:
Esvazie o armário e deixe dentro do móvel um recipiente com vinagre branco, deixe lá por uma noite. Após esse tempo passe um pano umedecido com vinagre dentro do armário. O odor de mofo sairá completamente como num passe de mágica!

Para limpar o banheiro:
Remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.



Para remover manchas de roupa:
Coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina.



Aumentando poder do sabão em pó:
Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário