segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Temperos a qualquer hora com uma mini horta!

Que tal criar uma pequena horta em vasinhos pendurados na janela ou em um cantinho bem arejado da cozinha ou da varanda? Meninas, nós sabemos que nada melhor que ter temperos sempre à mão.

Cultivar uma mini horta em casa além de saudável pode ser bem divertido.

Para quem gostou da idéia, siga alguns conselhos para o sucesso de sua empreitada!

Escolha um local bem iluminado pelo sol (ao menos pela manhã) para que a planta tenha um crescimento saudável e adequado.

Pequenas hortaliças se acomodam bem em vários tipos de vasos. Então, é hora de usar a criatividade!

Para ter uma mini horta em pequenos vasos, as melhores opções são: tomilho, cebolinha, alecrim, salsa, manjericão, hortelã, salsinha, manjerona, coentro e pimentas variadas.

Se você optar em plantar as sementes, semeie conforme a recomendação do produtor que vem estampada nas embalagens. Caso opte mudas, o plantio é super simples. Plante a muda nivelando-a com o solo do vaso, preenchendo os espaços vazios com terra. Pressione levemente em torno da muda para eliminar os bolsões de ar. Depois, regue lentamente até que a terra fique apenas úmida, sem inundar o vaso. O ideal é que cada planta tenha seu próprio recipiente, para que a rega possa ser controlada individualmente.

Pronto! Agora e só esperar a que hortaliça se desenvolva para que você comece a colher e elaborar deliciosos pratos. Porém, antes disso, lembre-se de manter o vaso sempre levemente úmido, mas sem deixá-lo encharcado, uma vez que isso pode matar a planta ou deixá-la indefesa contra uma série de pragas.

Agora, veja algumas idéias de como criar sua mini horta!








O site Heureca Ateliê dá o passo-a-passo para iniciar a mini horta.

Eles trazem uma opção barata e sustentável utilizando um pote vazio de sorvete e uma tela plástica, que antes pertencia a uma queijeira, dessas de lojas baratinhas.

Material necessário: 1 pote de sorvete vazio e lavado (garrafas pets também são excelentes opções); 1 tesoura com ponta 1 tela plástica; pedrinhas ou argila expandida; terra adubada 1 muda de alecrim
Com a ponta da tesoura, faça furos no fundo do pote plástico. É por aí que água da rega vai escoar.



Com a ponta da tesoura, faça furos no fundo do pote plástico. É por aí que água da rega vai escoar.

plástica era redonda, então cortei ajustando às medidas do pote de sorvete. Como expliquei antes, você pode substituí-la por pedrinhas ou argila expandida.

 A minha tela plástica era redonda, então cortei ajustando às medidas do pote de sorvete. Porém, você pode substituí-la por pedrinhas ou argila expandida.



Disponha a tela (pedrinhas ou argila expandida) no fundo do pote.


Agora é a vez de cobrir com a terra. Faça um buraco para acomodar a muda, nesse caso de alecrim.


Está pronta a nova casa do alecrim.


Você pode usar a tampa do pote de sorvete como pratinho para reter a água da rega.

3 comentários: