sábado, 23 de abril de 2011

Aromas para deixar a casa perfumada

É sempre muito agradável entrar em uma casa perfumada. Hoje em dia encontramos vários produtos para aromatizar os ambientes da nossa casa. Podemos optar por velas, incensos, sachês, águas perfumadas, pot-pourr entre outras coisitas mais.
Cada ambiente pede um tipo de aroma. Que tal descobrir como deixar seu quarto, banheiro, sala e cozinhas com cheirinhos maravilhosos?

Para trazer serenidade no quarto
A lavanda é o aroma mais indicado para usar no quarto pois é um aroma bem suave e traz tranquilidade para esse espaço.  Antes de dormir, você pode aromatizar a roupa de cama com a água perfumada da planta. Borrife um pouco desta água sobre seus lençóis e travesseiros. Você também pode pingar cinco gotas de essência de lavanda no difusor, acendendo-o duas horas antes de ir deitar e apagando-o quando for para o quarto.
Outras opções de essências para o quarto:
Lavanda:
analgésico, relaxante, antidepressivo e sedativo
Patchuli: afrodisíaco
Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo
Sândalo: afrodisíaco
Cedro: relaxante e sedativo
Ilangue-ilangue: afrodisíaco e antidepressivo
 


Para o quarto das crianças
Para os cômodos destinados ao bebê é preciso que a fragrância seja neutra, suave e leve, para não deixar a criança irritada e o ar carregado. Os óleos essenciais devem ser diluídos em água justamente por serem bastante concentrados.
Opções de essências para as crianças: Lavanda: acalma, ajuda a dormir e a ter bons sonhos. É um emergencial para toda hora.
Tangerina: é ideal para resfriados e revigorante – por isso mesmo, não é aconselhável usar esse aroma à noite.
Eucalipto: ajuda a respirar melhor e elimina energias negativas. É indicado para ser usado na limpeza do quarto.



Banheiro com frescor
Banheiros e lavabos são os melhores lugares para se colocar um difusor. Com várias fragrâncias e embalagens interessantes, eles não comprometem a decoração e ajudam a diferenciar sua casa, tornando-a marcante pelo cheirinho gostoso, e estimulando nosso olfato, um dos nossos sentidos mais apurados e sensíveis.
Para um cheirinho de limpeza e frecor no banheiro aposte em aromas mais cítricos e de ervas, como flor de laranjeira e maracujá. Você pode usar o pot-pourri de flores. Se você usar cerca de 100 gotas de essência, você terá o aroma por 15 dias no banheiro.

Outras opções de essências para o banheiro:
Hortelã: estimulante e revigorante
Eucalipto: estimulante e refrescante
Pinho: estimulante
Pitanga: calmante infantil
Maracujá: calmante

Opções para a sala
Se você deseja manter a sala sempre com o mesmo perfume, uma boa alternativa são as varetas, pois espalham o aroma enquanto houver líquido no vidro. Se você deseja usar incensos, aromatizam apenas enquanto estão acesos. Agora, se você optar pelos difusores (por velas ou elétricos), eles espalham perfume em uma área média de 30 m².
Opções de essências para a sala:
Tangerina
: relaxante
Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo
Lemongrass: calmante
Lima: energizante e revitalizante
Grapefruit: restaurador

Cozinha é dos cítricos
Para tirar na hora o cheiro de gordura e alimentos, utilize as águas perfumadas. Velas perfumadas são uma boa escolha também, mas evite aromas muito fortes ou adocicados, pois elas intensificam o perfume.Outras opções de essências para a cozinha: Alecrim: energizante
Manjericão: sedativo
Lemongrass: calmante e sedativo
Laranja: calmante
Hortelã: estimulante e revigorante


Nenhum comentário:

Postar um comentário