segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como tirar manchas

Hora de aprender alguns truques para tirar aquelas manchas que nos deixam de cabelo em pé..

Mofo: aplique vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo. Deixe a peça assentar ao sol por algumas horas. Lave de forma usual, mas separadamente.

Marcas de queimado: trate da mesma forma que o mofo, mas não é necessário secar ao sol.

Vinho: vinho branco é removido facilmente com lavagem normal. O vinho tinto pode ser tratado de duas formas: a) esfregue sal na mancha e enxágue na água fria; se a mancha persistir, esfregue sal para remover; ou b) sature a mancha com club soda até desaparecer.

Manteiga ou Margarina: misture uma colher de chá de detergente com água morna. Aplique na mancha e passe um pano. Pode ser necessário repetir algumas vezes. Ou misture uma parte de vinagre branco e duas partes de água. Sature a mancha e passe um pano até secar. Lave de forma usual.

Frutas vermelhas e frutas comuns: Se a mancha ainda estiver úmida, pulverize com sal e sabão líquido suave. Deixe assentar por duas horas e enxágüe bem. Se a mancha estiver seca, uma solução de bórax (uma parte para seis de água) pode remover a mancha. Deixe o local de molho até a mancha desaparecer.

Sangue: Trate as manchas de sangue imediatamente. Lave bem em água fria (nunca água quente, pois isso assentará a mancha permanentemente) e depois tente uma das seguintes operações: a) pulverize a mancha com amaciante de carne sem cheiro; ou b) passe um pano úmido embebido em água oxigenada, deixe borbulhar e depois lave com pano novo. Repita a operação, se necessário.

Para manchas de sangue secas: deixe embebido em água fria e duas xícaras de sal por uma noite. Lave da forma usual.

Cera de velas sobre forros de mesa: Retire delicadamente a cera, que pode ser removida facilmente com a unha. Se a cera estiver mole, endureça com um cubo de gelo. Coloque a peça entre duas folhas de papel pardo e passe com ferro morno; a cera restante será absorvida pelo papel. Se a cera for colorida, lave com alvejante.

Café e chá: Aplique uma solução de bórax (uma parte para seis de água) diretamente na mancha e em seguida lave em água morna e com sabão.

Graxa: Não deixe a graxa assentar! Pulverize a mancha de graxa nova com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por duas horas até o pó engros-sar. Raspe e repita o processo. Escove o pó e lave da forma usual.

Batom: Raspe o mais que você puder com uma faca cega. Use pré-lavagem por pulverização e esfregue com toalha branca limpa. Lave da forma usual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário