segunda-feira, 2 de maio de 2011

Qual lençol é o mais macio?

É uma delícia dormir sobre um lençol acetinado, macio e cheiroso!
Na hora de escolher os lençóis, prefira os que sejam acima de 200 fios por polegada de tecido pois ficam cada vez mais macios.


Um lençol de 150 fios: O lençol com 150 fios também é conhecido como 100% algodão. Ele é totalmente antialérgico e tem a maciez típica dos tecidos desta fibra.

Um lençol de 180 fios: os lençóis passam a ser chamados de percal e existem duas versões: de puro algodão ou misto (50% algodão e 50% poliéster), que tem a vantagem de não precisar ser passado, mas a desvantagem de formar as temidas bolinhas, devido à mistura de tecidos. Em alguns lençóis 100% algodão, mas com a fibra muito curta, as bolinhas também podem surgir.
 
Shoptime - Veja aqui

Um lençol de 200 fios: é de puro algodão e passa a ser considerado um lençol nobre, pois seu toque já é delicado.


Um lençol acima de 220 fios: é muito nobre. Seu toque, especialmente o de 400 fios, é super macio.

Um lençol de 600 fios: é o mais nobre, pois tem textura acetinada.


Um lençol de 1000 fios: está no topo da lista dos lençóis de luxo. Entre 600 e 1000 fios, apesar de haver diferença no toque, essa é mínima. Logo, passa a ficar difícil comparar, pois são todos bem macios e acetinados.
É bom saber também que o cetim de algodão também tem a sua classificação em fios (podendo chegar a mil fios) e segue os mesmos critérios. É um lençol mais fácil de ser passado, com maior maciez, brilho e aquele toque inconfundível.

E, por fim, os lençóis de algodão egípcio dispensam comentários quanto a sua qualidade, pois é reconhecidamente o melhor e mais valorizado algodão do mundo.

Dicas de como cuidar:

Sugestões antes de começar a usar aquele lençol lindo que você comprou...
  • Pré-lavar todas as peças antes de usar;
  • Lavar as peças separadas das demais roupas, particularmente produtos que contém poliéster pois o poliéster solta bolinhas e estas irão para o seu lençol, diminuindo a suavidade e maciez do tecido. Além disso, roupas com botões ou zíperes podem danificar as peças delicadas na lavagem;
  • Escolha um detergente de lavagem suave.
  • Produtos com agentes de coloração azul ou alvejantes não são recomendados em tecidos coloridos ou com bordados em cores, pois estes podem desbotar progressivamente.





2 comentários:

  1. Muitos detalhes de qualidade e conforto em lençóis e roupas de cama.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente alguém me esclareceu esse negócio de "fios"! ENTENDI!!!! Brigaduuuuu!!!!

    ResponderExcluir